Oito dos dez clubes que fazem parte do campeonato catarinense de futebol 2016 contam com a expertise de profissionais de Educação Física no comando das equipes. Isso mostra a importância que os clubes vêm dando à formação profissional dos técnicos, que se destacam pela excelência em suas atuações.
Muito se fala sobre a importância da formação acadêmica para os técnicos de futebol. E extremamente recomendada já que profissionais habilitados em Educação Física possuem conhecimentos em fisiologia, anatomia, biomecânica, entre outras, além de técnicas específicas do esporte e conhecimentos pedagógicos para repassar a técnica ao atleta. “A experiência prática, o que é muito útil para os clubes. Porém, um profissional de Educação Física conta com o know-how completo, com a qualificação necessária para a atuação em campo e o conhecimento técnico e cientifico que deve ser compartilhado de forma didática com a equipe. Aliar as duas pontas pode ser a melhor recomendação”, destaca o conselheiro federal Marino Tessari.
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO – o treinador de futebol faz parte da habilitação do profissional de Educação Física. Confira os clubes que contam com profissionais de EF habilitados em Santa Catarina:
AVAÍ
TÉCNICO: RAUL MAIA CABRAL – CREF 009987-G/SC
BRUSQUE
TÉCNICO: MAURO GRASEL – CREF 005365-G/SC
CHAPECOENSE
TÉCNICO: AUGUSTO SÉRGIO FERREIRA CREF 028485-G/SP
CRICIÚMA
TÉCNICO: ROBERTO FERNANDO SCHNEIGER – CREF 005696-P/SC
FIGUEIRENSE
TÉCNICO: HUDSON JOSÉ COUTINHO – CREF 002831-G/SC
GUARANI
TÉCNICO: SERGIO RAMIREZ DAVILA – CREF 008168-P/PR
INTER DE LAGES
TÉCNICO: WAGNER SANTOS DE SOUZA DIAS – CREF 020290-G/SP
JEC
TÉCNICO: PAULO CÉSAR LOPES DE GUSMÃO – CREF 006147-G/MG