O Conselho Regional de Educação Física participou ontem, 8 de novembro, de audiência pública sobre a redução da carga horária das aulas de Educação Física do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II nas escolas municipais, realizada na Câmara de Vereadores de Brusque.
O evento foi proposto pelo vereador e profissional de Educação Física Gerson Luís Morelli (CREF 001687-G/SC), com o objetivo de oportunizar espaço para que a comunidade escolar e todos os afetados pela diminuição no número de aulas possam expressar seus questionamentos e preocupações sobre o assunto. Participaram da audiência profissionais de Educação Física, acadêmicos e instituições de ensino.
Para Leandra Capanema Teixeira (CREF 010002-G/SC), chefe do setor de Orientação e Fiscalização, que representou o Conselho na Audiência, a Educação Física é matéria fundamental para desenvolver competências biológicas, cognitivas, emocional e social, além de contribuir para o rendimento escolar e para a formação do sujeito crítico, agente de transformação. “É fundamental que se respeitem os princípios do treinamento físico, oferecendo tempo suficiente de carga horária para causar efeitos fisiológicos no aluno, que muitas vezes tem acesso a atividade física somente na escola”, destacou.
Foto: Aline Bortoluzzi – Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Brusque