A prática do Surf, Stand Up Paddle e Body Board no verão é bastante intensa nas praias de Santa Catarina. Pensando na saúde dos praticantes, o Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina – CREF3/SC, PROCON Estadual, SESP e Gerência de Fiscalização de Jogos e Diversões – GEFIJ visitaram a Barra da Lagoa e Rendeiras, no leste da capital, verificando se a atividade física está sendo devidamente orientada por profissionais habilitados e registrados no CREF3/SC, no dia 21 de janeiro. Como são modalidades esportivas, necessitam de orientação constante de um Profissional de Educação Física, sendo que qualquer manuseio e utilização de instrumento de maneira errada pode causar graves acidentes aos praticantes e aos banhistas.
A Ação Conjunta de iniciativa de CREF3/SC tem por objetivo fiscalizar a atuação irregular nestas modalidades, aplicando as medidas cabíveis, zelando pela qualidade dos serviços prestados e contribuir para a segurança da população durante a prática dessas modalidades. Durante a ação, sete locais foram visitados e três, que ofereciam aulas sem as devidas documentações exigidas e a presença de profissional de Educação Física, tiveram os equipamentos apreendidos pela Secretaria de Serviços Públicos.
O praticante deve observar se o serviço é prestado por um Profissional de Educação Física, assim como se o local exibe o alvará de funcionamento, expedido pela Prefeitura, além dos direitos do consumidor, como tabela de preço e código de defesa do consumidor. Lembrando que no ano passado, o CREF3/SC, Procon e a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania lançaram a Nota Técnica Nº 01/2013 (CREF/Procon/SJC), para a regulamentação e normatização dos serviços de Educação Física no Estado.
Acompanhe mais informações aqui e veja a matéria da RBS TV aqui.