Na tarde de ontem, 2 de setembro, o CREF3/SC, juntamente com a representação de diferentes CREF´s de outros estados do Brasil, foi recebido pelo presidente da república, Jair Bolsonaro, em homenagem a todos os profissionais de Educação Física pela passagem do Dia do Profissional, comemorado em 1º de setembro. Na cerimônia, Bolsonaro recebeu o Discóbolo de Míron, símbolo da Educação Física e a mais alta honraria concedida pelos Conselhos Regionais de Educação Física no país. Em sua carreira militar, o presidente se formou, no início da década de 1980, pela Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx).
Durante a audiência, foi tratada da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3428), que discorre sobre a inconstitucionalidade dos artigos 4º e 5º da Lei Federal 9.696/98, que regulamenta a profissão de Educação Física. Tanto o presidente quanto o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), e o secretário especial do Esporte, Marcelo Reis Magalhães, se comprometeram a ouvir a categoria para a construção da regulamentação, sem afetar as prerrogativas dos Profissionais de Educação Física. “Nunca houve uma pauta como essa com a presidência da república para tratar das questões relacionadas à profissão. Tivemos a oportunidade de apresentar argumentações e certamente teremos uma legislação que atenda à nossa profissão”, destacou o prof. Irineu Wolney Furtado (CREF 003767-G/SC), presidente do CREF3/SC.
Em Brasília, o CREF3/SC também foi homenageado pelo CREF7/DF e na Câmara Distrital pelo gabinete do deputado Martins Machado (Republicanos) pelas ações em benefício da categoria em Santa Catarina, que contribuíram e serviram de exemplo para a flexibilização das atividades no DF e em outros Estados. Os projetos que tramitam na Câmara Federal em benefício dos profissionais de Educação Física foram pauta também de reunião com o deputado Federal Júlio César (Republicanos) para defesa das ações. “As homenagens recebidas pelo CREF3/SC refletem o trabalho desenvolvido por todos(as) os conselheiros(as) e profissionais de Santa Catarina”, ressaltou o presidente Irineu Furtado.