O colegiado dos cursos de Educação Física da Univille – Licenciatura e Bacharelado promoveu no dia 4 de maio uma rodada de palestras e debates, em especial para os acadêmicos em formação. Empreendedorismo, Conselho Profissional e a formação frente à Minuta de Resolução proposta pelo CNE, que indica a extinção do bacharelado, foram os temas principais.
“A formação em Educação Física está em um momento importante. Nosso campo de atuação se ampliou muito após a implementação das duas formações – licenciatura e bacharelado – e nesse momento de debate não podemos nos isentar de discutir e nos posicionar”, destacou Patrícia Esther Fendrich Magri, chefe de departamento da Univille.
Para Patrícia, é importante mostrar aos acadêmicos que a profissão de EF é reconhecida, que há um conselho profissional que orienta e fiscaliza e é possível ser empreendedor na área. “Podemos, a cada olhar, enxergar novas formas de propor os programas de exercício físico para alcançar melhores índices de saúde e desenvolvimento humano. Atendemos o ser humano, do bebê ao idoso, cada qual com suas características, necessidades, especificidades e objetivos. Como atender a todos esses requisitos se não for por uma formação de qualidade? Assim, temos que analisar com cautela o que está se propondo e participar das discussões. As consequências de uma nova diretriz serão sentidas na atuação profissional, por isso se todos participarem desse processo poderemos nos fortalecer e decidir o que é melhor para nossa atuação profissional”, completou.