O Conselho Universitário da FURB aprovou na tarde desta quinta-feira (18/10) a criação do primeiro programa de pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da instituição. Com dez vagas iniciais, o Mestrado Profissional em Saúde Coletiva (stricto sensu) deve abrir sua primeira turma em março de 2013 com três linhas de pesquisa multidisciplinares: “Epidemiologia em Serviços de Saúde”, “Promoção à Saúde e Integralidade do Cuidado” e “Educação, Comunidade e Processo de Trabalho na Saúde”.
“Este é o resultado de três anos de trabalho envolvendo não apenas o CCS, mas outros cursos da universidade”, afirmou o relator do processo e professor do curso de Odontologia da FURB, João Luiz Gurgel Calvet da Silveira. Com dez docentes da própria Odontologia e também da Medicina, Enfermagem, Serviço Social e Educação Física, o mestrado já foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e terá carga horária de 31 créditos, sendo 21 em disciplinas obrigatórias. Em 2016, uma comissão do CAPES vai analisar a possibilidade de dobrar o número de vagas.
Segundo o relato de Gurgel, os cursos do CCS sempre tiveram uma relação intrínseca com a saúde pública, demonstrada em inúmeros projetos como os programas de residência multiprofissional em Saúde da Família e editais do Pró-Saúde e do PET-Saúde. Uma das principais metas do mestrado, segundo ele, é capacitar profissionais para atuar no setor da saúde pública, uma grande demanda em todo o Brasil.
Acordos internacionais
O professor David Bilsland, da Coordenadoria de Relações Internacionais da FURB, lembrou na reunião do conselho que, em recente viagem para a Europa, surgiram oportunidades de intercâmbio e parcerias na área da Saúde em quatro instituições suecas e uma alemã. “A aprovação deste mestrado é fundamental para que avancemos nesses projetos, inclusive com a possibilidade de intercâmbio de professores”, afirmou.