Luiz Eduardo Simas estudou a origem do conhecimento profissional dos treinadores de jovens no futebol de Florianópolis, em trabalho de conclusão de curso de Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina. Conheça o trabalho clicando aqui.
RESUMO – CONCLUSÃO
Por sempre ter praticado futebol quando criança e também na adolescência em jogos escolares e não ter me tornado atleta, resolvi me dedicar ao curso de Educação Física com o intuito de seguir na área, e quem sabe me tornar um treinador.
Após quatro anos de Universidade, chegou o momento para a realização do trabalho de conclusão de curso com um tema de minha escolha e que iria utilizar para minha vida futura. A partir dessa possibilidade, não pensei duas vezes, e fui em busca da pesquisa com os treinadores de futebol.
O trabalho foi realizado sob a forma de entrevistas estruturada e semi-estruturada, entrevistando seis treinadores das categorias de base do Avaí Futebol Clube e do Figueirense Futebol Clube, sendo três treinadores de cada clube, todos profissionais graduados em Educação Física e registrados no CREF3/SC. No Avaí, a pesquisa foi realizada com os treinadores do mirim/pré-mirim, infantil e juvenil, enquanto que no Figueirense foram entrevistados os treinadores das categorias infantil, juvenil e júnior.
Fui bem recebido e tive todos os questionamentos claramente atendidos pelos treinadores, facilitando o diálogo e conseqüentemente a entrevista, que por sinal, foi muito produtiva, consegui explorar uma gama imensa de informações, como a biografia, influências, experiência pessoal e profissional, as fontes de conhecimentos, a filosofia imposta nos treinos, modos de lidar com os atletas, planejamento tático, entre outros aspectos.
O trabalho de conclusão de curso superou minhas expectativas e seguiu a linha de raciocínio que pretendia realizar desde o momento que ingressei na Universidade. Pretendo seguir uma carreira no futebol.