A Comissão de Turismo e Desporto promove nesta quinta-feira (15) audiência pública para discutir a ginástica laboral como área de atuação dos profissionais da Educação Física e a importância da prática para a qualidade de vida do trabalhador.
A iniciativa do debate é do deputado André Figueiredo (PDT-CE). Ele destaca que a ginástica laboral proporciona bem-estar no ambiente de trabalho e previne a ocorrência de lesões, acidentes e o surgimento de doenças decorrentes da atividade ocupacional.
Figueiredo lembra ainda que, conforme o Conselho Federal de Educação Física (Confef), o profissional da área é quem tem a formação e o amparo legal para atuar no planejamento, prescrição e dinamização de exercícios voltados aos funcionários. “Mesmo em um programa de saúde do trabalhador, com abordagem multiprofissional, que envolva Educação Física, Serviço Social, Medicina, Fisioterapia e Engenharia (Ergonômica), devem ser respeitados os limites e competências de cada profissão envolvida, para uma maior eficácia do programa”, diz o parlamentar.
Participantes
Foram convidados para a audiência:
– a presidente da Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL), Valquíria Aparecida de Lima;
– a vice-presidente da ABGL no Rio Grande do Sul, Claudia Lucchese;
– o conselheiro fiscal da ABGL em Minas Gerais, Marcos Maciel;
– a conselheira fiscal da ABGL no Rio de Janeiro, Lilian Pereira de Carvalho; e
– o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber.
A reunião será realizada às 9 horas, no Plenário 5.
Informações: ‘Agência Câmara de Notícias’