Como se dá a atuação do profissional de Educação Física na Atenção Básica e Atenção Primária no Sistema Único de Saúde? Com o objetivo de descrever a atuação dos profissionais que atuam na área em Santa Catarina e identificar suas percepções para enfrentar as dificuldades na efetivação de programas a nível comunitário, os pesquisadores Prof. Dr. Joni Marcio de Farias (CREF 001125-G/SC) e a mestranda Geiziane Laurindo de Morais (CREF 024574-G/SC) realizam estudo com o tema “Atuação do Profissional de Educação Física na Atenção Básica e Atenção Primária no Sistema Único de Saúde: um estudo Transversal de Base Populacional”. Para participar da pesquisa, acesse o link até o dia 10 de outubro.
A pesquisa espera contribuir para que a partir do perfil profissional, se estabeleçam as potencialidades e fragilidades dos profissionais no Sistema Único de Saúde – SUS, bem como apontar estratégias e ações que contribuam para um trabalho mais eficaz na Atenção Básica e Atenção Primária à Saúde. Além disso, os resultados ajudarão a compreender melhor o processo de trabalho desenvolvido pelos profissionais, que estão diretamente envolvidos no cuidado da saúde e na qualidade de vida das pessoas.
Segundo os pesquisadores, devido às poucas evidências que a área produziu em relação ao trabalho dos Profissionais de Educação Física na Atenção Primária/Básica dentro do SUS é extremamente importante que estudos sejam realizados para compreender a atuação dos profissionais, consistindo em descrever quantitativamente e qualitativamente as atividade desempenhadas ao alcance das expectativas previstas no processo de trabalho. A sua participação é voluntária, anônima e os resultados gerais deste estudo serão publicados na forma de trabalhos científicos (livros, artigos, comunicações etc.) e divulgados em linguagem acessível para a população. Participe e contribua acessando o link.