A Unoesc firmou, em setembro, mais dois convênios com universidades estrangeiras. Um deles é com a Universidade Autônoma de Chihuahua (UACH), do México, assinado no dia 5, durante um congresso da Rede Euroamericana de Motricidade Humana (REMH), que ocorreu na instituição mexicana. O outro foi com a Universidade Católica Santo Antônio de Múrcia (UCAM), da Espanha, firmado em solenidade realizada na Unoesc Joaçaba. Os dois convênios preveem o intercâmbio de estudantes e de professores e a cooperação científica entre as instituições conveniadas.
Conforme explica a coordenadora de Mobilidade Acadêmica na Unoesc, professora Kaline Zeni, o intercâmbio de alunos com as duas instituições iniciará em 2014. Entre fevereiro e março será lançado o edital para seleção dos estudantes que poderão fazer intercâmbio em todas as instituições com que a Unoesc mantém parceria para essa finalidade, inclusive nas duas recém-conveniadas, em que os selecionados poderão realizar a mobilidade entre agosto e dezembro de 2014 (UACH) e entre setembro de 2014 e fevereiro de 2015 (UCAM). Se houver demandas para estágios curriculares obrigatórios mesmo antes desse período, a coordenação de Mobilidade Acadêmica auxiliará na construção do plano de estágio e na alocação do estudante na instituição estrangeira. Para o intercâmbio de professores e pesquisadores, a articulação com as IES estrangeira pode ser feita a qualquer momento.
Os dois novos convênios estabelecidos pela Unoesc foram alavancados a partir da participação das três instituições na Rede Euroamericana de Motricidade Humana, que congrega 32 instituições de ensino de 12 países americanos e europeus. A Unoesc passou a integrar essa rede em outubro de 2010 e, desde dezembro de 2012, sedia a Coordenação de Mobilidade Acadêmica para as Américas dessa entidade, função que é exercida pelo professor Dr. Rudy José Nodari Junior, do Curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba. “Estar nessa rede faz com que possamos qualificar o nosso estudante, o nosso professor e a nossa instituição e com que tenhamos respostas melhores a dar à nossa sociedade. A Unoesc tem essa missão de desenvolvimento regional. E não se faz desenvolvimento regional apenas com o atendimento direto a um indivíduo, mas sim quando se formam profissionais de muita qualidade que vão desenvolver uma região, um estado, um país”, destaca o professor Rudy.
A professora Kaline e a coordenadora do Curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba, Elisabeth Baretta, acompanharam as duas assinaturas de convênios. A diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campus de Joaçaba, Jéssica Romeiro Mota, acompanhou a assinatura do convênio com a Universidade de Múrcia.
Universidade de Chihuahua
O convênio com a Universidade de Chihuahua foi firmado na sede da universidade mexicana. Foi assinado pelo professor Rudy, que representou o Reitor da Unoesc, e, da parte da UACH, pelo Reitor, Jesús Enrique Seáñez Sáenz, e pela professora Fátima Guzmán Gallardo, responsável pelas relações internacionais daquela instituição. Nessa ocasião, a professora Fátima afirmou que a parceria trará frutos de grande magnitude para as duas universidades. “Será uma honra receber a todos os seus estudantes e professores. Por esse motivo esperamos o mesmo de vocês”, disse a professora, conforme publicação da própria UACH.
Universidade Católica de Múrcia
A assinatura do convênio de cooperação com a Universidade Católica Santo Antônio de Múrcia ocorreu com a presença do professor Dr. Pablo Jorge Marcos Pardo, que é coordenador de Comunicação e Divulgação da REMH e do Grupo de Pesquisa em Saúde, Atividade Física, Fitness e Comportamento Motor na UCAM. Ele veio a Joaçaba para a assinatura e ministrar palestra e aulas no Curso de Educação Física e na especialização em Personal Training. Durante os dias em que esteve na Unoesc, também aproveitou para acompanhar o trabalho no Laboratório de Fisiologia do Exercício, coordenado pelo professor Rudy e para conhecer a Universidade e a cidade. Na Unoesc, foi recebido pelo Reitor, Aristides Cimadon, pelo Vice-reitor Acadêmico, Nelson Santos Machado, e pela diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão. Durante a visita, o professor espanhol destacou a importância de receber alunos de outros países.
“Vemos que é importante a internacionalização, pois nossos alunos são melhores quando têm uma formação em outro país e nossos pesquisadores também. Publicamos a nível internacional, por isso é importante sair, conhecer outro laboratório, outro grupo de investigação. E, assim como queremos sair, estamos dispostos a acolher pesquisadores que queiram trabalhar em nossa Universidade e continuar sua formação com nossa equipe”, afirmou.
Na assinatura do convênio com a UCAM, o Reitor Aristides Cimadon disse que era uma honra para a Unoesc estabelecer essa parceria. “A Europa nos ensinou muito e nos ensina ainda. As Universidades europeias são centenárias. A pesquisa é muito avançada. E a Universidade Católica de Múrcia resolve fazer um convênio conosco, para compartilhar esta riqueza de conhecimento com a nossa instituição, que é jovem, do interior de Santa Catarina, que tem muito por fazer, por pesquisar, mas que tem uma qualidade: quer ser uma Universidade de excelência, e assim será ao longo dos anos” – afirmou Cimadon.
Texto: Assessoria de imprensa Unoesc/Joaçaba
Legenda foto: Rudy José Nodari Junior, de posse do termo de cooperação (gravata escura) posa com a delegação da Unoesc no México após a assinatura do convênio (Foto: Divulgação/Unoesc)