A partir de amanhã, 24 de junho, todas as academias e estabelecimentos que prestem serviços na área das atividades físicas devem permanecer fechados em Florianópolis, obedecendo ao Decreto nº 21.673, de 22 de junho de 2020, da prefeitura da capital.
O CREF3/SC, como fez desde o início da pandemia, manifestou ao poder público que a atividade física é essencial para a saúde da população e vai continuar trabalhando para que as medidas de flexibilização para o funcionamento das atividades, seguindo todos os protocolos de segurança, sejam retomadas. No entanto, no momento, estabelecimentos de Florianópolis devem seguir o decreto municipal. As demais cidades catarinenses devem estar atentas às possíveis alterações nas medidas restritivas voltadas para o isolamento social com o objetivo de prevenir o contágio por coronavírus.
De acordo com o Art. 4º (…) XXI – Em relação aos playgrounds, academias ao ar livre e arenas de esportes: fica proibida sua utilização. XXII (…)(…)c) a utilização das academias de ginástica fica proibida a partir do dia 24 de junho de 2020. XXIII – Em relação às academias de ginástica: Ficam suspensas as atividades de estabelecimentos que oferecem serviços relacionados à prática regular de exercícios físicos como Academias de Ginástica, Musculação, Crossfit, Funcionais, Estúdios, Danças, Escolas de Natação, Hidroginástica, Hidroterapia, Academias de Lutas e áreas afins, e fica proibida a utilização das academias de ginástica localizadas em complexos esportivos, condomínios residenciais e outros espaços comerciais e não comerciais.