A reunião mensal do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais (Cruep) debateu, nesta quinta-feira (15), o papel das universidades estaduais ao Sistema Esportivo Estadual. A Rede Seti Esporte, da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, integra iniciativas relacionadas à atividade física, saúde, qualidade de vida e esportes e coordena parcerias com secretarias, instituições ligadas à Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016.
“Com esse projeto estamos mudando a história do esporte no Paraná”, afirmou Alípio Leal, secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Para o secretário do Esporte, Evandro Rogério Roman [CREF 000958-G/PR], o Paraná dará exemplo com a gestão pública do esporte. “Estaremos entre os cinco estados que mais aproveitarão o legado esportivo deixado pelos grandes eventos”.
A Rede Seti Esporte foi criada no início do ano e é composta por uma coordenação e um conselho consultivo formado por profissionais de educação física que atuam nas instituições estaduais de ensino superior. Participam as sete universidades estaduais de Londrina (UEL); de Maringá (UEM); de Ponta Grossa (UEPG); do Norte do Paraná (UENP); do Oeste do Paraná (Unioeste); do Centro-Oeste (Unicentro); do Paraná (Unespar).
O secretário do Esporte informou que 13 escritórios regionais funcionarão nas universidades estaduais. “Os principais laboratórios estão nas universidades, assim como os mestres e doutores que poderão contribuir para a definição da política esportiva estadual”, disse.
EXCELÊNCIA – Leal falou das conquistas da pasta, como o reconhecimento da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) que passa a integrar o Sistema de Ensino Superior do Estado, com a oferta de cursos de graduação e pós-graduação para oficiais. Na semana passada, o governador Beto Richa assinou o decreto credenciando a Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) como Escola Superior de Segurança Pública, que deverá fazer parte da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Também participou da reunião o secretário da Casa Civil, Luiz Eduardo Sebastiani.
Fonte: CONFEF – Agência de Notícias do Paraná