Aproximar e padronizar as ações realizadas nos CREFs de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul foram os principais objetivos do 1º Encontro Sul Brasileiro de Comissões de Orientação e Fiscalização e Ética Profissional, realizado pelo CREF3/SC nos dias 28 e 29 de julho, em Florianópolis. O encontro, de iniciativa do Conselheiro Fabiano Braun, presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do CREF3/SC, teve a presença de profissionais de Educação Física dos três estados do sul do Brasil.
Irineu Wolney Furtado, presidente do CREF3/SC, destacou que a capacitação é propulsora da atividade de orientação e ética dentro dos CREFs. “Para que a atuação dos Conselhos seja cada vez mais eficaz, é preciso capacitar. Alinhar a forma de atuação, unindo forças, vai reforçar o desempenho da nossa missão”, apontou.
De acordo com a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), algumas atividades relacionadas ao setor de fiscalização avançaram muito. No entanto, a decisão de padronizar os documentos oficiais dos agentes de orientação e fiscalização no sul do Brasil e a elaboração de um folder de orientação para os condomínios que possuem áreas para praticas de exercício físico, trará muitos benefícios. “O encontro, além de somar as experiências, mostra a força dos CREFs e o que juntos podemos realizar para a melhoria da Educação Física”, destacou Carmen.
Para o presidente do CREF9/PR Antonio Eduardo Branco (CREF 000009-G/PR), reunir as comissões para troca de experiências é algo muito importante para o sistema CONFEF/CREFs. “Sempre haverá enfrentamento para as comissões de Fiscalização e Ética, mas queremos fazer valer o nosso dever de zelar pela qualidade dos serviços profissionais oferecidos à sociedade”, afirmou.
Alguns temas que foram tratados e discutidos no evento: fiscalização em atividades ao ar livre e nos condomínios, atuação do defensor dativo, atuação do cartorário, dosimetria e aplicação de multas. O próximo encontro vai acontecer em Porto Alegre, no final do mês de novembro.