Palestras, apresentações culturais, jogos interfases e sessão de cinema fizeram parte da programação da 15ª Semana Acadêmica do curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba, realizada entre os dias 24 e 28 de abril, com o apoio do Conselho Regional de Educação Física – CREF3/SC. O evento foi uma oportunidade para inclusão social e participação dos diplomados do curso.
A cerimônia de abertura ocorreu na segunda-feira (24), assim como as apresentações culturais com os acadêmicos da 5ª fase e os diplomados do curso. Neste dia e na terça (25) foram realizados os jogos interfases. Na quarta (26), os acadêmicos participaram da palestra “Construindo práticas pedagógicas inclusivas” com a professora Edite Sehnem, pedagoga, especialista em Educação Especial, que atuou na Federação Catarinense de Educação Especial (FCEE).
— As práticas pedagógicas inclusivas têm muita relevância na área de Educação Física, pois o profissional se depara muito com essas questões no momento da sua ação em sala de aula, onde o objeto de estudo da Educação Física é o movimento humano, aperfeiçoamento da coordenação motora, competência motora e valências físicas. Além disso, os alunos com necessidades especiais precisam ser incluídos não só na Educação Física, mas na escola como um todo — comentou a coordenadora do curso, professora Elisabeth Baretta.
No dia seguinte, dia 27 de abril, o professor doutor do mestrado em Biociências e Saúde, Diego de Carvalho, ministrou a palestra “Bases biológicas do aprendizado e educação”.
No último dia da programação, 28 de abril, os estudantes assistiram ao filme “A alma da gente”. Essa sessão de cinema integra a programação do Cine Sesc e envolve as temáticas: cidadania, cultura, transformação pela arte e inclusão social.
Informações e foto: Unoesc