O presidente do CREF3/SC Marino Tessari participou, nos dias 1 e 2 de setembro, da oficina do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde para promover qualidade do ensino na área da saúde, em Brasília.
Em discussão, representantes dos conselhos federais da saúde definiram pontos convergentes para o posicionamento do FCFAS sobre a avaliação dos cursos de graduação da área da saúde. Os conselhos presentes traçaram, entre outros tópicos, sobre a necessidade de comprovação de parcerias de integração ensino-serviço, descrição de metodologia de ensino, contabilidade da carga horária das atividades complementares, e outras. O objetivo é chamar a atenção das instituições de ensino para que se adéquem às normas reguladoras do Ministério da Educação – MEC, para assim garantir a qualidade do ensino na área da saúde.
Após definição do relatório de avaliação dos cursos de graduação, o documento será encaminhado e aprovado pelo FCFAS, para assim, ser enviado ao MEC, para obter um parecer satisfatório. Segundo a coordenadora geral de regulação da educação superior do MEC, Maria Neusa de Lima Pereira, o artigo 28, do decreto 5.773/2008 permite aos conselhos federais a abertura para somar ideias na construção do documento que antecede a portaria. “Por meio do convênio firmado entre os conselhos e o MEC será possível estabelecer medidas cautelares para prezar pela permanência e abertura de instituições de qualidade na área da saúde, além de desativar as instituições deficientes”, explica Maria Neusa.
Paralelo, o encontro propiciou também a solenidade de posse da coordenação do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde, para o biênio 2011/2013. A partir desta data, a liderança do FCFAS conta com o trabalho da coordenadora eleita, Valdelice Teodoto, e presidente do Conselho Nacional de Técnico em Radiologia. Já como coordenador-adjunta, o trabalho segue com a conselheira do COFFITO, Perla Cristiane Teles. “Agradeço a confiabilidade e me comprometo em dar continuidade ao excelente trabalho que já está sendo desenvolvido pelo FCFAS”, anuncia Valdelice.
Estiveram presentes também representantes do Conselho Federal de Odontologia, de Biologia, de Medicina, de Farmácia, de Fonoaudiologia, de Serviço Social, de Medicina Veterinária, de Psicologia, de Técnico em Radiologia, de Nutricionistas, de Enfermagem, de Terapia Ocupacional e Fisioterapia.
Informações: Michelle Calazans