Entre os dias 20 e 24 de maio, o CREF3/SC realizou Ação Conjunta com o apoio da Secretaria de Segurança Pública e da 7° Delegacia Regional de Polícia de Rio do Sul. A ação teve como objetivo fiscalizar o exercício irregular da profissão nas academias, clubes desportivos e similares, sendo planejada em função de vários indícios de irregularidade na cidade.
A Agente de Orientação e Fiscalização, Leandra Capanema Teixeira (CREF 010002-G/SC), acompanhada de dois Agentes da Policiais Civil que estavam à paisana, coordenados pelo Delegado Valério Luiz de Farias, visitaram 11 estabelecimentos e encontraram cinco pessoas exercendo ilegalmente a profissão, atuando como “Personal Trainer” ou como Profissional de Educação Física sem o devido registro no CREF3/SC, resultando no registro de Boletins de Ocorrências. As pessoas serão investigadas e chamadas para prestar esclarecimentos pela 7° DRP Rio do Sul.
Durante a ação, a agente orientou sobre a regularização das pendências constatadas e o cumprimento das normas estabelecidas em lei e, ao todo, na cidade de Rio do Sul foram visitados 18 estabelecimentos. A supervisora de atividades fins do CREF3/SC Cristiane Lindner Giorgi (CREF 010363-G/SC) diz que “ações como esta são de grande importância para a valorização da profissão uma vez que somente Profissionais de Educação Física devidamente registrados e habilitados, por força de Lei Federal 9.696/98, podem orientar e prescrever atividades físicas e esportivas”.