Com profundo pesar, os profissionais de Educação Física catarinenses se despedem do secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Candido da Silva. Candido foi vítima de um infarto por volta das 4h30min de domingo, 09 de fevereiro, em Florianópolis.
O secretário teve papel importante para a EF em Santa Catarina, apoiando inúmeros projetos como a criação da vaga de Profissional de Educação Física no quadro de servidores efetivos da Secretaria de Saúde do Estado (enquanto Secretário estadual de Saúde). Ele levou ainda a experiência a Florianópolis, criando a vaga do Profissional de Educação Física na Secretaria Municipal de Saúde, por atribuir à Educação Física uma grande parcela da diminuição dos casos de internação. Neste período também incluiu a Educação Física no Núcleo de Apoio da Saúde da Família – NASF.
Para o secretário, a Educação Física fazia parte da estratégia da saúde. “A Educação Física foi uma das profissões que lutamos para incluir, junto com o CREF3/SC, na saúde do Estado, em 2002. É a profissão que mais trouxe contribuições para a promoção e a recuperação das pessoas que precisaram utilizar o Sistema de Saúde, tanto no Estado quanto no município de Florianópolis”, afirmou Candido em entrevista ao Jornal do CREF3/SC. Grande entusiasta da Educação Física, acreditava que “a Educação Física trazia para a Secretaria de Saúde um suporte fundamental para a recuperação de doenças”.