Terminou sábado, em Criciúma, a 51º edição dos Jasc. A liderança ficou com Florianópolis, com 46 de ouro; Joinville foi o 2º, com 43; Itajaí o 3º, com 23; Blumenau ficou em 4º, com 22; e Criciúma o 5º, com 21 medalhas de ouro. No total, foram distribuídas 649 medalhas entre ouro, prata e bronze.
A 51ª edição dos Jasc, que começou no último dia 10 e terminou neste sábado (19), teve a participação de 74 municípios, envolveu aproximadamente 5,2 mil atletas, que disputaram 26 modalidades, a maioria delas tanto no feminino quanto no masculino.
O ponto final dos Jasc foi o cerimonial de encerramento no Parque das Nações. Édio Manoel Pereira, presidente da Fundação Municipal de Esporte de Florianópolis recebeu o troféu de campeão geral e festejou muito com dirigentes e atletas. Renato Valvassori, presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, comemorou a inédita conquista do segundo lugar dos Jasc ,e Jorge Nascimento, presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Joinville (Felej), exibiu o troféu de terceiro lugar.
Para o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, os 51º Jasc foram positivos em três aspectos: instalações, recursos humanos e ações promocionais. “Esses fatores foram fundamentais para o sucesso dos Jasc. Tivemos uma pesquisa com dirigentes e atletas que revelou que 91% dos participantes acharam os Jasc positivos. A união entre profissionais da Fesporte, do Tribunal de Justiça Desportiva e das federações mostrou que estamos com recursos humanos muito bem preparados para a organização dos Jasc”.
O presidente da Fesporte disse ainda que o investimento do Governo de Santa Catarina na parte promocional dos Jogos Abertos deu uma oxigenada no evento. O prefeito de Criciúma Clésio Salvaro fez questão de agradecer ao governador Raimundo Colombo pela parceria. “Sem o auxílio do governo não teríamos este grande sucesso”. Por fim, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, entregou ao prefeito de Caçador, Imar Rocha, a bandeira dos Jasc, já que o município será a sede do evento em 2012.
Os Jogos Abertos de Santa Catarina são uma realização da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), com promoção do Governo do Estado e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e apoio da prefeitura de Criciúma e das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs).
Informações Fesporte