Aulas de educação física poderão ser ministradas por profissionais qualificados na área - CREF3/SC - Conselho Regional de Educação Física de SC
Sedentarismo deve ser tratado como pandemia, dizem pesquisadores
18 de julho de 2012
Udesc abre inscrições para solicitação de isenção da taxa de inscrição do vestibular de verão 2013
23 de julho de 2012

Aulas de educação física poderão ser ministradas por profissionais qualificados na área

As atividades de educação física nas escolas somente poderão ser ministradas por profissionais qualificados na área.

Essa é a proposta do Projeto de Lei do Senado (PLS) 103/2012, do senador Ivo Cassol (PP-RO), que está pronto para ser analisado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A matéria será apreciada em caráter terminativo pela CE.

A intenção do projeto é assegurar que apenas professores capacitados ministrem aulas de educação física nas escolas. Atualmente, de acordo com a Lei de Diretrizes Básicas de Educação (LDB), o professor de educação física deve ter nível superior para dar aula a alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. 

Mas, para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, aceita-se que as aulas sejam dadas pelo professor titular da turma, formado em Pedagogia, mas sem formação específica em educação física.

Relator da proposta na comissão, o senador Benedito de Lira (PP-AL) deu parecer favorável à matéria, concordando que, não importando a série, todos os alunos precisam de um professor devidamente qualificado em educação física.Caso contrário, corre-se o risco de comprometer a saúde das crianças, avalia. 

O senador explica ainda que os cursos de Pedagogia não abordam o ensino da educação física com a mesma profundidade de outras disciplinas.

Agência Senado

Fonte: Folha do Sertão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *