Prepare-se para a 5ª Jornada Catarinense de Educação Física – Edição Online: de 31/08 a 4/09 - CREF3/SC - Conselho Regional de Educação Física de SC
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27 de agosto de 2021
CREF Itinerante estará em São Miguel do Oeste, Chapecó e Concórdia, dias 31/08 e 1 e 2/09
30 de agosto de 2021

Prepare-se para a 5ª Jornada Catarinense de Educação Física – Edição Online: de 31/08 a 4/09

Está preparado para cinco dias de muito aprendizado, com conteúdos especialmente criados para uma imersão na Educação Física? Começa amanhã, 31/08, a 5ª Jornada Catarinense de Educação Física – Edição Online, o maior encontro promovido pelo CREF3/SC em Santa Catarina agora em uma versão ainda mais democrática, permitindo o acesso dos profissionais e CREF Jovem de qualquer lugar do Estado, sem sair de casa.

As inscrições estão abertas  e são gratuitas para acadêmicos inscritos no CREF Jovem e profissionais de Educação Física registrados no CREF3/SC. Faça sua inscrição no site e no APP do Conselho (CREF3/SC). O certificado ficará disponível no site do CREF3/SC, em Eventos – Certificados.

Confira a programação, escolha seus cursos e participe!

31/08

Manhã: Exercício físico durante e após o COVID-19: Da avaliação à prescrição na prática – módulo 2 – link para o curso: link para o curso: https://meet.google.com/dui-ixjn-fuo

Prof. Dr. Alan de Moraes (CREF 004685-G/SC)

Horário: 8h às 12h

Ementa: Fisiopatologia do COVID-19; Avaliação pré e pós prescrição de exercício físico; Monitoramento de sinais vitais na pessoa com COVID e pós-COVID; Prescrição do Exercício físico durante e pós COVID-19.

Tarde: Protocolos de análise da composição corporal: bioimpedância elétrica e antropometria – link para o curso: https://meet.google.com/aes-cyxw-tkg

Prof. Dr. Dartagnan Pinto Guedes (CREF 000870-G/PR)

Horário: 14h às 18h

Ementa: Mediante análise da composição corporal torna-se possível identificar os principais componentes estruturais do corpo humano, em particular as frações do peso corporal equivalentes à massa de gordura, à massa magra e à massa isenta de gordura, utilizadas como importantes marcadores nas intervenções dietéticas e de prática de exercício físico. Devido a isto, observa-se crescente interesse pelo monitoramento da composição corporal, o que tem favorecido o desenvolvimento de novos procedimentos que possam oferecer maior confiabilidade as estimativas de seus componentes. O módulo deverá disponibilizar informações sobre os protocolos clínicos utilizados para análise da composição corporal, especificamente procedimentos identificados com os métodos de bioimpedância elétrica e antropometria.

Noite: Análise física ou avaliação física? Importância do entendimento do movimento – link para o curso: https://meet.google.com/awb-cbcj-toq

Prof. Dr. Vitor Giatte Angarten (CREF 010456-G/SC)

Horário: 18h30 às 22h30

Ementa: avaliação física clássica; análise física complexa; valorização do conhecimento; especificidade para saudáveis e patológicos; progressão das análises físicas; construção do treinamento.

01/09

Manhã: A necessária intransparência do jogador de futebol – link para o curso: https://meet.google.com/het-rwyb-jxm

Prof. Dr. Wilton Carlos de Santana (CREF 002029-G/PR)

Horário: 8h às 12h

Ementa: Transparência e intransparência/A mão do treinador e o jogo compartilhado 

A epistemologia do treinador e as possibilidades do jogador

Tarde: As Artes Marciais na Educação Física Escolar através dos Jogos de Combate e Jogos de Oposição – link para o curso: https://meet.google.com/yca-gzjz-ers

Prof. Me Ademir Schultz Junior (CREF 007278-G/SC)

Horário: 14h às 18h

Ementa: Apresentar aos profissionais de Educação Física, atividades que podem ser desenvolvidas nas aulas de educação Física escolar, bem como nas aulas extracurriculares das modalidades de lutas. Conceitos e exemplos práticos.

Noite: Treinamento de força na consultoria onlinelink para o curso: https://meet.google.com/ovw-esad-nnn

Prof. Dr. João Augusto Reis de Moura (CREF 007870-G/SC)

Horário: 18h30 às 22h30

Ementa: Como pensar o treinamento de força pura, hipertrofia, RMG e potência?

Quais são as variáveis agudas de carga que devo controlar? (serão demonstradas na prática da consultoria online);

                – Como definir a quilagem de treino?

                – Como selecionar e estabelecer a ordem dos exercícios?

                – Qual intervalo de descanso aplicar entre séries e exercícios?

                – Qual ADM prescrever?

                – Qual a cadência? Devo definir?

                – Uso ou não “ponto zero” e “ponto de descanso” nas prescrições?

                – Qual amplitude de repetições executar? Até a falha?

Temos que trabalhar com uma plataforma para prescrição e controle do treinamento em consultoria online?

Como usar as avaliações para prescrever?

02/09

Manhã: Controle da carga de treinamento de força: volume, intensidade e densidade da carga (peso, reps, pausa, série, velocidade, exercícios, amplitude e frequência) – link para o curso: https://meet.google.com/fof-frwh-fim

Prof. Me Dilmar Pinto Guedes (CREF 002126-G/SP)

Horário: 8h às 12h

Ementa: A carga de treinamento é algo relativamente complexo e controlada pelo volume, intensidade e densidade. Entender o conceito de cada uma dessas variáveis, seus componentes e sua inter relação é fundamental para a prescrição eficiente do treinamento de força.

Tarde: Atendimento UAU e a experiência do cliente, o grande diferencial competitivo – link para o curso: https://meet.google.com/ypn-frda-yfr

Prof. Me. Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS)

Horário: 14h às 16h

Ementa: Saiba como ter um diferencial com o método atendimento UAU e criar processo para seus clientes se impactarem com as experiências dos clientes.

Noite: Fisiologia e biomecânica do ciclismolink para o curso: https://meet.google.com/ont-gnxs-eoo

Prof. Dr. Vitor Giatte Angarten (CREF 010456-G/SC)

Horário: 18h30 às 22h30

Ementa: deslocamento e marcha; propriocepção na marcha; fases da marcha; análise da marcha; running fit.

03/09

Manhã: Impacto femoroacetabular e a prescrição de exercícios – link para o curso: https://meet.google.com/qbk-vkrm-hnh

Prof. Dr. João Augusto Reis de Moura (CREF 007870-G/SC)

Horário: 8h30 às 12h30

Ementa: Que exercícios posso fazer? 

De que forma posso fazer os exercícios?

Existe restrição de amplitude de execução? Por que e qual o grau esta restrição?

Quais os exercícios contra indicados?

Como elaborar e desenvolver o programa de treinamento em portadores de IFA?

Quais os cuidados nos programas de exercícios para quem fez a cirurgia de artroscopia?

Tarde: Como usar as mídias sociais para aumentar seu lucro com 5 estratégias já comprovadaslink para o curso: https://meet.google.com/zid-tadq-aqa

Prof. Me. Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS)

Horário: 14h às 16h

Ementa:  Saiba como fazer campanhas de vendas envolvendo seu instagram, WhatsApp, facebook e novas ferramentas do mundo digital.

Noite: BNCC e o Ensino das Lutas – link para o curso: https://meet.google.com/yoc-naaa-vcs

Prof. Me. Joel Caetano (CREF 011616-G/SC)

Horário: 19h às 22h

Ementa:  – Lutas no contexto comunitário e regional;

                – Lutas no Brasil;

                – Lutas no Mundo.

04/09

Manhã: Gamificação na educação: estratégias para despertar alegria, otimismo, curiosidade e emoção na escola – link para o curso: https://meet.google.com/pya-xxvz-ztx

Prof. Me. Marcos Antonio Fari Junior (CREF 014872-G/SC)

Horário: 8h às 12h

Ementa: Conceitos básicos sobre a gamificação

– Teorias, metodologias e classificações dos jogos na EF escolar

– Os jogos digitais, gamificação e a BNCC

– Técnicas, ferramentas e atividades para gamificar as aulas de educação física escolar

Tarde: O potencial do mercado da terceira idade para o profissional da Educação Física – link para o curso: https://meet.google.com/guf-qkbn-msm

Profª Dra. Juliana Brandão (CREF 000125-G/SC)

Horário: 14h às 18h

Ementa: O idoso como cliente e as oportunidades de atuação profissional. 

Atendendo o idoso com excelência. 

Como empreender no mercado gerontológico. 

Tô de B.O.A.S. com a Longevidade, contribuindo para um envelhecimento saudável. 

Objetivo: despertar no profissional de educação física uma visão empreendedora, a fim de ofertar produtos e serviços que atendam a necessidade da população idosa.  

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