Prefeitura de Lages terá de pagar multa ao CREF3/SC por descumprimento de Decisão Judicial - CREF3/SC - Conselho Regional de Educação Física de SC
MPSC celebra TAC após fiscalização em Balneário Camboriú
21 de novembro de 2023
MPSC celebra mais um TAC após fiscalização em Balneário Camboriú
28 de novembro de 2023

Prefeitura de Lages terá de pagar multa ao CREF3/SC por descumprimento de Decisão Judicial

O município de Lages, em razão de ter descumprido decisão judicial que determinou a regularização de todos os professores de Educação Física da rede pública municipal de ensino, terá que pagar ao CREF3/SC multa judicial no valor de R$ 28.300,00. Pela primeira vez, o Conselho receberá em juízo, após decisão proferida pelo juízo da 1ª Vara Federal de Lages.

A decisão em questão remete à Ação Civil Pública ajuizada em 2016, que determinou a retificação de editais para constar a exigência de profissionais graduados e habilitados corretamente para os cargos oferecidos, tanto bacharelado quanto licenciatura, bem como a exigência do registro profissional na nomeação dos professores e a regularização dos profissionais listados nos quadros da rede pública municipal de ensino, inclusive daqueles contratados antes da edição da Lei Federal n. 9.696/98.

Diante do não cumprimento da obrigação, a multa diária por descumprimento foi fixada e majorada. No entanto, com o cumprimento parcial da decisão, o juízo decidiu por fixar a multa em 1/3 do valor total, em análise de proporcionalidade.

Importante:
Todo edital de concurso público com vagas abertas para profissionais de Educação Física deve observar o disposto na Lei nº 9.696/1998, exigindo o registro profissional no Sistema CONFEF/CREFs para o exercício da profissão de Educação Física.
O CREF3/SC se mantém à disposição de prefeituras para orientar a confecção do edital, para evitar impugnações ao lançar o certame.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *